BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sorvete da Maria!É janeiro!

Hoje está um daqueles dias quentes!Muito quente...
Meu paladar voltou aos tempos de colégio e só quer sorvete!Muito sorvete!
Decidi ir ao mercado comprar iogurte, pq na minha cabeça inventeira , criei um sorvete de leite ...é assim : iogurte+açucar+leite em pó ...hummmm! vai ficar bom !
Passei pela gôndola(este nome ainda se usa?) de mangas e fui invadida por uma lembrança que foi mais forte que tudo ...em um segundo , fui lembrando das inúmeras férias de janeiro que passava , ora na praia , ora na chácara!
Na chácara meu tio plantava muitas frutas e verduras ...mas a árvore preferida era a mangueira! Que beleza! e o aroma ?
Naqueles dias eu nem ligava pro calor! e fazia calor!muito calor ...
aquele calor de interior sabem ? sem a brisa do mar pra balancear!E eu nem reclamava rs. E o meu dia era assim: o dia inteiro de biquini ...acordava de biquini e tudo se fazia de biquini ... A cor e o modelo ? Sei lá , não ligava nem um pouco pra isso ! Está tampando o peitinho que estava crescendo ? então é perfeito rsrsrs!Isso eu ligava , menina tímida que só eu sei como era ! Mas tinha azul , sempre gostei muito do azul , esta cor bonita!
Mas mais que os dias aquáticos , as tardes a jogar frescobol ou peteca(tinha até campeonato rs) ou as noites a jogar baralho...mais que tudo isso eu me lembro da comida que as minhas avós , como se fossem a linha de frente da artilharia , preparavam ...
Enquanto meu dia começava de bíquini o delas começava na frente do fogão , de avental! Se bem que a mais jovem das minhas avós , a Alice , usava o avental por sobre o biquini rsrsrs!
Era um festival de pão caseiro pro café da manhã,feijão fresquinho ou lentilha no almoço...franguinho de panela! Tarde com chá de erva-cidreira e bolinho de chuva! gelinho de todos os sabores e cores ... Um freezer cheio deles ...a gente tomava um a cada minuto e refrescava até o cérebro !
Vovó Maria era daquelas de mão cheia ao pilotar o fogão e sua arte...Vó Alive ainda é! E foi observando-as que aprendi muito que uso hoje ao cozinhar ! A mãozinha branquinha e o avental sempre na cintura,o cheirinho da pele dela , o cabelinho branquinho e bem cortado ...ah que saudades me dá!
Pra quem não sabe amo cozinhar! acho que é uma das minhas maiores demonstrações de carinho! Sempre brinco que , se eu cozinhei pra vc , mais vale que uma declaração , pode saber que vc está no neu hall de queridos(as) rs!
Outro barato ao ver Dona Maria das Dores cozinhar já na idade avançada era o sincretismo que ela e meu avô alcançaram ...Ele era o batedor de claras oficial ... e obedecia a Mariquinha(era assim que ele a chamava) como ninguém ....eu me lembro bem do quanto reclamava na função , mas ao mesmo tempo lembro bem do olhar sorridente e carinhoso com que ele entregava as claras em neve a ela ...depois do elogio que ela sempre dava , eu entendia que ele gostava daquilo ...
E , naquela momento , não havia declaração de amor mais bela que um prato de claras em neve batidas à perfeição .
E aqui estou eu , lembrando das minhas férias deliciosas , enquanto meu sorvetinho invenção não fica pronto.
Duas coisas me chamaram atenção : não resisti e trouxe também as mangas! Fiz um belo pote de sorvete de manga!
e lembrei de outra coisa ao fazer meus sorvetes : Vovó Maria tinha o sonho de ter uma batedeira! Quando ela finalmente ganhou , Vovô Durval continuou a bater as claras...um dia perguntei : mas vó , pra que a batedeira então ? e ela disse : Só queria pra fazer sorvete! era só pro sorvete!
Hj sou eu a fazer vó!

3 comentários:

Roberta Terra disse...

Quanto tempo hein Re?!?! Sempre acompanho seu blog e acabo de perceber que estou no seu hall de queridos... Lembra-se do strogonoff la em casa??? hahahahaha
Saudades...

Gammelo disse...

Nossa, eu to emocionado, a minha infancia também foi assim, fim de semana e ferias no sitio dos meus avós, só que no sul de minas era frioooo.. mas a gente acordava cedo e ia com o Vô tirar leite, e passava o dai brincando, a vó sempre cozinhando algo gostoso...
ah vc quer uma receita de sorvete?
1,5L de guaraná (antartica, baré, pithculino, qq um) e uma lata de leite condensado. bate tudo e põe pra congelar, qd tiver ja os cristais de gelo formando voce bate tudo na batedeira fica ótimo
Bjo

Gammelo disse...

FOi mal errei na receita, faltou acrescentar uma lata de creme de leite sem soro