BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Obrigada Philipe !


Meu DNA

Acabo de chegar de um paraíso na terra chamado de CINEMA.Acabo de colocar os pés no chão novamente ...na verdade acho que ainda nem aterrisei.Fui ver "A invenção de Hugo Cabret" ... e são tantas coisas lindas , tanto sentimento novamente despertado que só consigo agradecer ao Scorcese por tudo isso ...a ele , a George Melies,Irmãos Lumiére ...a todos os artistas,idependente da área em que façam suas mágicas...ah,e a eles tb: aos mágicos.Durante o filme e a toda emoção que ele me despertou,uma pessoa não saia da minha cabeça:meu bisavô Philipe Ricci.E eu explicarei o pq:ele foi um dos cineastas neste país,qud começou a se fazer cinema em terras tupiniquins!E ele,assim como meu avô(este que eu só conheci de maneiras que a ciência não explica) era um mágico.Lembro pouco de sua figura , mas lembro muito bem do seu sorriso,do seu lustre(que durante muito tempo acompanhou minha infância,na casa onde cresci) e da energia boa que emanava dele . O Vô Philipe era este cara especial. Um cara que eu achava q era um rei quando ouvia que iríamos visitá-lo.Iríamos adnetrar seu castelo com o velho lustre pendurado.Lembro de seu sorriso.Era um sonhador.
Ele teve um filho chamado Gilberto...outro cara mágico.Desenhista e um dos caras mais pacientes que existia.Assim me contaram.Vovó dizia que se algo quebrava , ele desmontava peça a peça até encontrar o problema.Podia demorar,mas ele consertava.Assim me contaram.Pra mim ele deixou um caderninho de desenhos,que foi meu guia artístico por anos na minha infância.Um caderninho de desenhos amarelado pelo tempo.E um cavalo magnífico...que mais parecia uma engenhoca,emoldurado em nossa casa.A mesma que guardava o lustre.Outro sonhador.
Este meu avô teve um único filho,chamado Gilberto tb. Sim . Júnior. Este um cara ímpar. O único cara que escolheria pra ser meu pai,quantas vidas eu tivesse.Um cara que me incentivou em todos os meus sonhos.O cara que me deu o caderninho de desenhos.Me colocou no colo e me viu dançar pela primeira vez.O cara que me ensinou a cantar Beatles e Nelson Gonçalves.O cara que ensinou muita coisa e ainda me ensina.Sagitariano que outra coisa não poderia ser: sonhador.
Este teve ,num certo dia de maio,uma menina chamada Renata. Que nada mais é do que uma sonhadora. E quem me chama de esquisita,bela,chata...o que seja... agradeçam a Philipe. Ele começou esta história há anos atrás. Carrego sua herança no sobrenome , no DNA ,nos meus sonhos, na minha arte.
Este filme me fez pensar tudo isso enquanto eu permanecia vidrada no que ele me dizia. Então , obrigada bisavô ... Aí de cima vc deve ser um muso que inspira gente aqui embaixo ..ops , e não é que de vez em quando sua bisneta é musa aqui embaixo tb? Dizem que em cima de um palco. Dizem que ela ama o que faz . E sim , ela agradece todos os dias !

2 comentários:

Gammelo disse...

Conicidência ler esse post só hj dia 19.... é aniversario do meu pai... ele não é mágico... mas tudo isso que voce passa nas palavras eu senti lembrando dele, dele e do meu avô.. obrigado por esta nostalgia. Bjo

Miguel Scapin disse...

tonight - smashing pumpkins
não conheço tanto de cinema quanto de música, porém acredito que o contexto, o texto e o pretexto se encaixam certinho nesse clipe